Cássia Cilene Nascimento; Maria Lúcia C. Nascimento e Orli P. Vieira.
Tema: atividade 2.4
Subtema: Planejamento atividades com hipertexto
Tema: “Consciência Negra”
Escolas envolvidas: Colégio Estadual do Iguape
Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e História
Público-alvo : 6ª e 7ª séries do Fundamental II
Número de aulas: 02 aulas
Objetivos : Propiciar ao aluno uma reflexão sobre a influência do negro no nosso contexto histórico e lingüístico.
Etapas:
1ª Esclarecimento da proposta de trabalho;
2ª Divisão das ala em grupos de 4 ou 5 ;
3ª Indicar o procedimento para fazer uma pesquisa sobre a “A INFLUÊNCIA DA LÍNGUA AFRICANA NA LÍNGUA PORTUGUESA” e na disciplina de história será trabalhado o tema o; O RACISMO NO DIA-A-DIA.
4ª Os alunos irão apresentar a pesquisa nos formatos: Powerpoint ou video (sendo que se escolha recair sobre a segunda opção o aluno será orientado a fazer a conversão do WindowsMaker para MpgII) Pela dificuldade que temos em relação aluno/computador a equipe foi divida em grupo de 4 ou 5 alunos para atender a disponibilidade de numero de computadores na escola e alguns estudantes possuírem computador. Será entregue uma mídia para a compilação dos trabalhos. serão selecionados os seguintes endereços para a pesquisa:
Língua Portuguesa:
http://www.culturanegra.com.br/africanalinguaportuguesa.htm
http://www.linguaportuguesa.ufrn.br/pt_3.3.a.php
http://www.rogeriomarques.com/2008/11/influncia-das-lnguas-africanas-no.html
http://www.geledes.org.br/textos-relacionados-educacao/a-influencia-das-linguas-africanas-no-portugues-brasileiro.html
http://inforum.insite.com.br/26797/7535110.html
História:
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=901
http://www.geocities.com/CollegePark/Lab/9844/
http://www.brasilescola.com/historia/democracia-racial.htm
5ª Apresentação dos trabalhos na TV pendrive
Avaliação; cada participante ganhará 2,0 pontos pela pesquisa e apresentação do trabalho
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário